Prefeito e secretários de município de Santa Maria percorrem locais históricos do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon
Informações da Arquidiocese de Santa Maria
Texto e fotos: Isabel Klein
A Prefeitura de Santa Maria, representada pelo prefeito Rodrigo Décimo e a vice-prefeita, professora Lúcia, junto a alguns de seus secretários, realizou no último sábado, 22 de março, um percurso pelos locais históricos relacionados ao Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon. A visita foi convocada pelo secretário de turismo, sr. Ewerton Falk e guiada pelo padre Vítor Hugo Possetti, do Instituto dos Padres de Schoenstatt, responsável pela Causa de Beatificação, e teve o apoio e o estímulo do arcebispo metropolitano, Dom Leomar Brustolin.
O percurso pelos locais de interesse do turismo religioso teve um duplo objetivo: primeiro, avaliar as condições e identificar as necessidades de melhorias na infraestrutura da cidade para atender melhor os peregrinos que visitam os pontos de devoção do diácono; segundo, reforçar o compromisso com a história de santidade de Pozzobon, inspirando todos os envolvidos a trabalhar em conjunto para o bem-estar da comunidade, segurança dos visitantes e uma experiência positiva aos peregrinos.
Durante o passeio, as autoridades locais puderam observar de perto os caminhos por onde transitam milhares de peregrinos, não só de Santa Maria e região, mas também de outras cidades e países como Argentina, Paraguai e Uruguai. Com um olhar atento, o prefeito e os secretários identificaram as oportunidades de melhorias e os gargalos existentes, como problemas nas calçadas, ruas, sinalizações e outros pontos críticos que necessitam de intervenção para proporcionar mais conforto e segurança.
A visita também teve em vista o Jubileu Internacional da Campanha da Mãe Peregrina, que acontecerá em setembro de 2025, com cerca de 1 mil participantes provenientes de mais de 20 países. Este evento representa um marco importante para a Arquidiocese de Santa Maria, e a administração municipal está empenhada em garantir que a cidade esteja pronta para receber os peregrinos com a infraestrutura necessária.